Momento com Deus

[Momento com Deus][bleft]

Reflexão

[Reflexão][bsummary]

Estudo Bíblico

[Estudo bíblico][grids]

Devocional

[Devocional][twocolumns]

LIÇÃO BÍBLICA: O MENINO JESUS – Obediência aos pais





 – Obediência aos pais Base Bíblica: Lucas – Cap. 2 – versículos: 40 ao 52. Versículo para Memorizar: Efésios - Cap. 6 – versículo.: 2 – “Honra teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa.” Enfoque Bíblico: A obediência aos pais e a importância de colocar Deus em primeiro lugar. Historia: Crianças, vocês já pararam para pensar que Jesus também foi criança como vocês?  Sim, ele vivia em Nazaré com sua mãe Maria, e com José, que era seu pai aqui na terra. 

Jesus orava de manhã, agradecendo pelo novo dia, como todos vocês também de em fazer, agradecendo a Deus porque Ele nos da mais um dia de vida, e que este dia seja de bênçãos e vitórias.  Jesus observava os pássaros e brincava com eles, e não os maltratava, amava a natureza e admirava tudo o que seu pai, nosso deus, havia feito. Figura 3 –Talvez, ele colhe-se os ovos da galinha para sua mãe, limpava o que fosse necessário, sem jamais reclamar.

Ouvia sobre a palavra de Deus, as promessas para Abraão, Isaque e Jacó, os patriarcas do povo de Israel, seu povo. O Livramento de Israel com Moises, o grande líder, as vitórias do rei Davi e os mandamentos de Deus, seu pai. Ele ajudava seus pais sem reclamar, não precisava de desculpas, ele gostava sempre de ajudar, mesmo que fosse varrer a frente da casa, lá estava ele sempre disposto e feliz. Mesmo que os meninos o chamassem para brincar naquela hora, ele falava para esperar que assim que terminasse ele brincaria também. Porque para tudo tem um tempo, não é crianças?  José era carpinteiro, e Jesus estava sempre por perto vendo seu trabalho e aprendendo com ele. Era muito interessante ver José construindo uma mesa, um banquinho, um móvel novo....  Jesus sempre ficava muito feliz quando ia ao templo com seus pais, era um dia muito feliz quando ia à casa de Deus.

 Lá ele podia adorar, cantar e exaltar a Deus.Quando Jesus tinha doze anos, Maria e José foram com ele para Jerusalém, para a festa da Páscoa. Era uma festa muito grande e eles foram com uma grande multidão, e ficaram lá alguns dias.  No caminho de volta para Nazaré, José e Maria estavam com uma grande multidão, e pensavam que Jesus estava no meio dos meninos, mas quando Maria o procurou não o encontrou e ficou desesperada, então Jose e Maria voltaram para Jerusalém, e para surpresa deles, encontraram Jesus no templo conversando com os professores e os doutores da lei. E Maria lhe disse: Filho, por que fizeste isto? Não sabias que nós o procurávamos? E Ele lhes disse: "Mãe, falava com eles sobre as coisas de meu Pai". Jesus estava falando sobre o reino dos céus e Maria ficou muito admirada, pois ele conversava como um adulto com homens que eram doutores, e não se intimidava. 

Mas Jesus, sem reclamar, voltou com seus pais para Nazaré e era-lhes submisso.

 E Jesus crescia em sabedoria, estatura e em graça diante de Deus e dos homens.

 CONLUSÃO: Crianças, hoje aprendemos 02 coisas muito importante: • - Quando Jesus não retornou com seus pais, ele não estava desobedecendo, ele estava cumprindo o seu ministério, e colocando Deus em primeiro lugar! Ele sabia que sua mãe ficaria preocupada, mas sabia também o que era preciso fazer! • - Quando Maria se aproximou, ele obedeceu, apesar de precisar divulgar o reino de Deus, ele retornou com seus pais pra Nazaré e a Bíblia nos diz que em TUDO ele foi submisso a eles, ou seja, obediente. Deus deseja ver nossos lares em harmonia, em comunhão, que pais e filhos vivam em harmonia e respeito.

 Coloquem Deus em primeiro lugar em suas vidas e seu lar será abençoado! E lembre-se Jesus é sempre nosso melhor exemplo. Mesmo que algum coleguinha ache que é besteira você obedecer a seus pais, jamais esqueça que Deus promete para o filho obediente que viva bem e seja prospero (Efésios capitulo 6), então, neste dia, coloque em seu coração este desejo de ser um bom filho e servo do Deus altíssimo.